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Minicursos

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MINICURSO 01 | TÉCNICA DE SUTURAS E FIOS UTILIZADOS NA MEDICINA VETERINÁRIA

O que é o curso

O curso visa promover a melhor interação e contato prévio com a prática de sutura, no intuito de construir conhecimento do discente de Medicina Veterinária com a Clínica Cirúrgica, bem como discernir sobre indicação de cada fio e sutura.

Objetivo

• Acumular e sedimentar conhecimento em sutura;
• Identificar e executar os principais movimentos facilitadores da técnica operatória em suturas;
• Conhecer os principais métodos de sutura interrompida e contínua.

Conteúdo Programático

• Instrumentação cirúrgica;
• Manuseio dos instrumentos e fios;
• Tipos de fios e indicações;
• Principais tipos de sutura;
• Nós cirúrgicos.

MINICURSO 2 | Introdução à Neuropsicologia

O que é o curso

A neuropsicologia visa compreender as relações entre estruturas cerebrais, funções cognitivas e comportamentos. Na clínica, é uma área que estuda os distúrbios cognitivos e emocionais, bem como os distúrbios da personalidade provocados por lesões do cérebro (Gil, 2005). Nessa direção, esse curso busca contribuir com fundamentos da neuropsicologia clínica para um olhar mais integral durante um atendimento clínico, incluindo a atenção ao funcionamento neuropsicológico da pessoa avaliada.

Objetivos

Apresentar os fundamentos da neuropsicologia clínica, caracterizando a organização e o funcionamento cerebral, as funções cognitivas e seus correlatos comportamentais.
Discutir sobre diversas alterações que afetam o sistema nervoso central e suas repercussões no funcionamento neuropsicológico.

Conteúdo Programático

• Neuropsicologia: caracterização.
• Sistema nervoso central, funções cognitivas e correlatos comportamentais.
• Alterações neuropsicológicas: etiologia e repercussões.
• Princípios que regulam a organização das funções encefálicas e o raciocínio neuropsicológico.
• Avaliação e reabilitação neuropsicológicas: princípios, métodos e indicações.

MINICURSO 03 | Introdução à laserterapia em Odontologia

O que é o curso

A laserterapia utiliza um tipo de radiação eletromagnética que se diferencia de uma fonte de luz comum por apresentar características e propriedades próprias e variados comprimentos de onda (GOMES et al., 2013). Essa radiação manifesta seus efeitos, tais como analgesia, efeito antiinflamatório e efeito cicatrizante, por meio da interação da luz com os tecidos biológicos, podendo também causar a morte microbiana através da terapia fotodinâmica (CAPRIOGLIO, OLIVI & GENOVESE, 2017). A radiação é classificada como de alta e baixa intensidade e o seu uso na Odontologia foi reconhecido e regulamentado pela Resolução nº82/2008 do Conselho Federal de Odontologia (CFO, 2008). Desde então, o profissional tem incorporado o uso do laser em quase todas as especialidades como um método auxiliar cuja finalidade é minimizar a dor e o desconforto durante e após as intervenções cirúrgico-restauradoras, assim como estimular o crescimento e cicatrização de tecidos nessas mesmas intervenções e em lesões bucais. Diante disso, o contato do acadêmico de Odontologia com a laserterapia é importante durante seu processo de formação acadêmica.

Objetivos

• Aprofundar os conhecimentos do acadêmico de Odontologia em laserterapia;
• Apresentar aos participantes os cuidados na aplicação dos lasers em procedimentos odontológicos;
• Apontar as indicações e contraindicações da terapia a laser em Odontologia.

Conteúdo Programático

1. Introdução ao estudo do laser Laser e LED em Odontologia: conceito e interação com os tecidos biológicos;

2. Efeitos fototérmicos, fotoquímicos e fotomecânicos.URNO MANHÃ
Horário: 9h às 12h

MINICURSO 04 | INEQUIDAD SOCIAL Y CONOCIMIENTO CRÍTICO, UNA MIRADA DESDE LA SALUD COLECTIVA

O que é o curso

El curso visa promover una reflexión sobre las características del momento histórico que vive la humanidad, siendo la inequidad social un rasgo central de este. Desde ahí reconocer la necesidad de dar un salto cualitativo en las formas de comprensión y de actuación ante los desafíos del contexto social y sanitario contemporáneo.

Objetivos

• Analizar los rasgos centrales del presente momento histórico y discutir el concepto de crisis civilizatoria
• Discutir el concepto de inequidad social y desigualdades y reconocer su utilidad práctica para los análisis de situación social y de salud
• Repensar los marcos teóricos de aproximación a la inequidad social y los desafíos de la producción de conocimiento para comprenderla

Conteúdo Programático

• Crisis civilizatoria
• Equidad, inequidad, y desigualdades
• Matriz de poder e interseccionalidad
• Ciencia crítica para la vida