CHAMADA PÚBLICA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS NOS GRUPOS TEMÁTICOS DO 2º CONGRESSO BRASILEIRO CIÊNCIA E SOCIEDADE (EDITAL Nº 07/ 2021)
1 APRESENTAÇÃO
O Centro Universitário Santo Agostinho torna público o Edital de Submissão de Trabalhos para os Grupos Temáticos do 2º Congresso Brasileiro Ciência e Sociedade, com a temática Conhecimento e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, que será realizado de 4 a 7 de outubro de 2021.
As atividades de apresentação de pesquisas científicas serão realizadas em sessões coordenadas denominadas de Grupos Temáticos, espaços de interlocução sobre um subcampo do conhecimento ou especialidade, onde pesquisadores com interesses acadêmicos em comum podem debater as pesquisas.
Os Grupos Temáticos serão desenvolvidos de forma remota e os trabalhos serão apresentados de forma virtual, por meio das plataformas de comunicação síncrona.
2 OBJETIVOS
O 2º Congresso Brasileiro Ciência e Sociedade têm como objetivo favorecer o trabalho em conjunto de pesquisadores em torno de subcampos do conhecimento e/ou de especialidades, visando contribuir para o desenvolvimento científico bem como também para criação de vínculos acadêmicos e investigativos por meio da ampliação de networking. Por meio dos marcadores Conhecimento e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, o 2º CBCS norteará suas contribuições acadêmicas para o bem-estar social.
3 PÚBLICO ALVO
Pesquisadores, docentes, graduados, estudantes de Graduação e de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior e profissionais.
4 CRONOGRAMA
Realização: de 4 a 7 de outubro de 2021.
ETAPAS | PRAZOS |
INSCRIÇÃO DE PARTICIPANTES NO 2º CBCS | de 15 de março a 4 de outubro de 2021 |
SUBMISSÃO DE TRABALHOS NOS GTs(*) | até 15 setembro/2021 (prorrogado) |
FINALIZAÇÃO DAS AVALIAÇÕES DE TRABALHO | até 25 de setembro de 2021 |
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NOS GRUPOS TEMÁTICOS do 2º CBCS | 7 de outubro de 2021 |
5. MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO NO 2º CBCS
* Participante (ouvinte)
* Autor/Relator
5.1 INSCRIÇÕES NAS MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO
5.1.1 CATEGORIA PARTICIPANTE
5.1.1.1 Todos o(a)s participantes do 2º CBCS devem se inscrever no portal do evento. A inscrição no 2º CBCS só será efetivada mediante pagamento da taxa de inscrição. A taxa de inscrição assegura ao participante o direito de participar do evento, como ouvinte, coordenador(a) de GT, debatedor(a), apresentador(a) ou como coautor(a) de trabalho.
5.1.1.2 Certificados de participantes (ouvintes).Somente o(a)s participantes com inscrição efetivada terão direito aos certificados, com carga horária de 40h. Os certificados desta categoria serão disponibilizados na plataforma do congresso, após a sua conclusão.
5.1.2 CATEGORIA AUTOR(A)
5.1.2.1 As apresentações de trabalhos para o 2º CBCS serão na modalidade comunicação oral em sessões denominadas Grupos Temáticos, que reúnem pesquisadores em torno de temas comuns. Podem se inscrever nessa modalidade profissionais, egressos, estudantes de graduação e de pós-graduação, pesquisadores, pós-graduados (especialistas, mestres e doutores). Todos os autores do trabalho deverão estar inscritos no evento.
5.1.2.2 Certificados de apresentação de pesquisas (autoria). Após a apresentação dos referidos trabalhos (de forma remota), os certificados de autoria serão enviados ao e-mail dos autores e disponibilizados por meio da plataforma do evento. Somente o(a)s autores com inscrição efetivada terão direito aos certificados nessa categoria. Os certificados desta categoria também serão disponibilizados na plataforma do congresso, após a sua conclusão.
6. ORIENTAÇÃO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS NOS GRUPOS TEMÁTICOS (GT)
6.1 Somente o(a)s participantes inscritos, após a compensação do pagamento da taxa de inscrição, poderão submeter trabalhos científicos ao 2º CBCS.
6.2 A submissão do trabalho em um Grupo Temático de interesse deverá ser feita na área do congressista, na plataforma do evento. Ressalta-se que o(a) coordenador(a) do GT (seja ele principal ou adjunto) NÃO poderá apresentar e publicar no seu próprio grupo. É permitido aos coordenadores submeterem trabalhos em outros GTs.
6.3 O(a)s participantes inscritos só terão direito a submissão de no máximo 2 (dois) artigos. O limite máximo de autores por trabalho será de cinco (5) autores, incluindo o(a) orientador(a). 6.4 Tipos de trabalhos aceitos em Grupo de Trabalho (GT) do 2ºCBCS:
a) Trabalho Original: o trabalho deve ser uma contribuição original, resultante de pesquisa de campo ou estudos clínicos, que tragam contribuições efetivas e inovadoras para um campo específico do conhecimento. A análise e a interpretação dos dados coletados devem apresentar fundamentação teórica consistente, objetivando compreender e explicar o problema pesquisado.
b) Revisão Bibliográfica / Revisão de Literatura / Reflexão Teórica: análises críticas, revisões teóricas, revisões sistemáticas ou integrativas, discutindo e aprofundando temas de uma determinada área do conhecimento.
c) Estudo de Caso: estudos analíticos sobre fenômenos sociais complexos, especificando, se possível, o método, planejamento, abordagens específicas à coleta e análise de dados.
d) Relato de Experiência: descrição de uma vivência acadêmica ou profissional, devidamente relacionada à reflexão teórica, de maneira a contribuir para a discussão, a troca de conhecimentos e a proposição de novas ideias, bem como a exposição de dificuldades, enfrentamentos e soluções encontradas no campo da pesquisa.
6.5 Declaração do Conselho de Ética
O(a)s autores de artigos que envolvem pesquisa com seres humanos e animais devem indicar, no corpo do texto, na descrição dos procedimentos metodológicos, os protocolos adequados às normas éticas da comissão responsável pela experimentação humana (institucional e nacional) e de animais, com o número de aprovação pelo CEP/CONEP e pela CEUA.
7 ESTRUTURA DO TRABALHO CIENTÍFICO
7.1.1 A submissão será no formato Trabalho Completo. Para efeitos de publicação, o arquivo deve ser construído usando o template padrão do 2º CBCS, e submetido no formato pdf no Sistema do Congresso.
7.1.2.Os trabalhos submetidos ao 2ºCBCS devem ser construídos seguindo as normativas:
• O título deve ser em fonte calibri tamanho 14, centralizado e negritado.
• O(a)s autores, em fonte tamanho 11, devem ser alinhados à direita por ordem de importância e contribuição para a pesquisa, sendo as suas instituições identificadas pelas siglas. Cada autor(a) deve ter suas credenciais acadêmicas sinteticamente informadas por meio de nota de rodapé (titulação acadêmica, instituição de ensino que representa e e-mail de contato).
• Resumo (simples) máximo 150 palavras, e palavras-chave (mínimo de três e máximo de 5 palavras, separadas por ponto) + resumo em uma (1) língua estrangeira à escolha: abstract ou summary, em inglês; resumen, em espanhol; résumé, em francês etc.; Palavras-chave na língua estrangeira escolhida (keywords, em inglês; palabras clave, em espanhol; mots clefs, em francês).
• O trabalho deve contemplar, em sua estrutura, as seguintes seções norteadoras (não necessariamente nomeadas desta forma): Introdução; Metodologia/Material e Métodos; Resultados e Discussão; Considerações finais/conclusões, e Referências.
• Todos os tópicos que intitulam seções do trabalho (RESUMO, INTRODUÇÃO, etc.) devem ser escritos em maiúsculas, em negrito, não numerados e sem uso de sinais de dois pontos.
O Trabalho deve ter, no máximo, doze (12) páginas, com formatação do trabalho completo em formato A4 (210 x 297 mm), com orientação retrato, margens esquerda e direita iguais a 3,0 cm e as demais, iguais a 2,5 cm;
• Páginas numeradas (abaixo e à direita) e linhas, iniciando a cada página.
• Fonte (tipo): calibri, fonte tamanho 14 para o título; fonte tamanho 11 para autores e texto do resumo (espaçamento simples); fonte tamanho 12 para o corpo do trabalho (espaçamento 1,5 cm); fonte tamanho 10 (espaçamento simples) para citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, legendas das ilustrações e tabelas e para as referências fonte tamanho 12 (espaçamento simples). • Espaçamento entre as linhas para o corpo do texto: 1,5 cm (com exceção, citação recuada).
• O texto do trabalho deverá ter alinhamento justificado (alinhado, igualmente, à esquerda e à direita).
• Gráficos e tabelas devem ser inseridos no texto do trabalho como objetos ou figuras (copiar, colar especial), centralizados. Os títulos de gráficos/tabelas devem ser inscritos no topo, indicando a natureza e as abrangências geográfica e/ou temporal dos dados numéricos apresentados. A fonte dos dados deve ser indicada logo abaixo dos gráficos e tabelas. Esta informação é obrigatória ainda que a tabela tenha sido elaborada pelos/as autores/as.
• As referências das fontes e documentos efetivamente citados no trabalho, devem obedecer a NBR 6023, Informação e documentação – Referências – Elaboração (ABNT NBR6023, 2018), sendo registradas em lista ordenada alfabeticamente. Documentos utilizados como suporte para a elaboração do trabalho, como dicionários gerais, normas para apresentação, entre outros, não precisam constar nas referências.
7.1.3 Correções e ajustes no trabalho:
• Correção do arquivo do trabalho: eventualmente, a coordenação do GT poderá pedir modificações no trabalho. O trabalho corrigido deve ser novamente postado na plataforma, em formato pdf, dentro do prazo especificado pelo coordenador(a) de GT e de acordo com o cronograma do evento, sob pena de não ser apresentado e nem publicado nos ANAIS do 2ºCBCS. Antes da submissão, todos os trabalhos devem ser cuidadosamente revisados quanto às normativas da língua portuguesa e regras ABNT NBR6023, 2018), antes da submissão.
• Trabalhos que não estejam dentro das normas especificadas neste edital não serão publicados nos ANAIS do 2º CBCS.
7.1.4 PUBLICAÇÕES DO 2º CBCS:
• Os Anais do 2º CBCS (proceedings) serão digitais, sendo identificados pelo ISBN (International Standard Book Number) e pelo DOI (Digital Object Identifier), os mais conhecidos identificadores de livros, revistas, periódicos e obras eletrônicas acadêmicas. O trabalho aprovado será publicado nos Anais do 2º CBCS com um identificador DOI, sendo catalogado no repositório do evento por meio de links permanentes. A URL de cada trabalho pode ser compartilhada por meio digital.
O identificador DOI garante a identidade unívoca de propriedade intelectual, permitindo a sua localização em bancos de dados acadêmicos e científicos em âmbito internacional. Os usuários da Plataforma Lattes podem localizar os seus trabalhos pelo identificador DOI, preenchendo automaticamente as informações sobre o trabalho.
Os Anais do 2º CBCS serão “Open Access”, sendo o acesso aos trabalhos publicados livre, irrestrito e gratuito. Esse procedimento garantirá a visibilidade, acessibilidade e difusão dos resultados da atividade científica, potencializando o seu impacto na comunidade científica internacional.
A plataforma do 2º CBCS vinculará o seu trabalho ao Google e ao Google Acadêmico, favorecendo o melhor posicionamento de sua pesquisa no âmbito acadêmico e científico mundial.
• PREMIAÇÃO: o melhor trabalho de cada GT do 2º CBCS, indicado formalmente pelos coordenadores de GTs, será publicado numa edição na Revista FSA, periódico multidisciplinar com Qualis/Capes B2. A edição ficará disponibilizada, também, no site de publicações científicas e acadêmicas do 2º CBCS. Cada GT indicará somente um único trabalho.
8 Normas gerais para a apresentação oral do trabalho no GT:
• Data e horário de apresentação: os trabalhos serão apresentados impreterivelmente no dia 07 de outubro de 2021, quinta-feira, no horário e na modalidade definida pelo GT, por meio das plataformas de comunicação síncronas, em horários e salas definidos no site do evento. A apresentação dos trabalhos será por videoconferência, por meio da Plataforma Blackboard, através do link de acesso ao GT. O(a) apresentador(a) deverá estar na sala (virtual) indicada, pelo menos, 30 minutos antes do horário indicado para a apresentação.
Na apresentação, o(a) apresentador(a) deverá responsabilizar-se pelas condições materiais, estruturais e contextuais que favoreçam o desenvolvimento de sua apresentação. A organização do 2º CBCS não se responsabilizará por qualquer tipo de prejuízo decorrente de condições estruturais/materiais e/ou contextuais adversos que não estejam vinculados às atribuições e ao controle da respectiva organização.
O trabalho não apresentado, seja por problemas técnicos ou outros, não receberá certificação, não concorrerá a premiação e não terá seu trabalho publicado nos anais.
Recomenda-se que na apresentação seja utilizado o dispositivo de fones de ouvido para minimizar interferências que venham a prejudicar o processo de emissão e recepção das informações auditivas da apresentação.
Durante a apresentação oral, a produção deverá ser exibida através de projeção de slides será no formato power point (pptx), seguindo o template do evento disponível na plataforma. Os arquivos da referida apresentação devem ser testados previamente.
• O tempo de apresentação será de 10 minutos no máximo. O tempo máximo para comentários e arguições dos debatedores será de 10 minutos.
A data programada para apresentação oral NÃO poderá ser alterada pelo(a) autor(a) e/ou apresentador(a).
9 AVALIAÇÃO
Os trabalhos submetidos ao GT deverão estar no formato Trabalho Completo, sendo analisados levando-se em consideração:
a) Coerência do trabalho com a proposta do GT e suas contribuições teóricas metodológicas para os temas estudados;
b) Relevância, solidez teórica, qualidade do texto e originalidade;
c) Pertinência e inovação para as áreas de conhecimento abordadas;
d) Cumprimento das normas técnicas referentes a estrutura do trabalho científico.
10 INFORMAÇÕES E CONTATO
A organização do 2º CBCS pode ser contatada no CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO (UNIFSA)
Endereço: | Telefones: |
Av. Valter Alencar, nº 665 Bairro São Pedro, Teresina – PI BRASIL | Núcleo de Comunicação: (86) 3215 – 8721 Núcleo de Iniciação à Pesquisa: (86) 3215-8700 |
Sites: | E-mail do evento: |
www.unifsa.com.br www.unifsa.com.br/cbcs2021/ | cics@unifsa.com.br |
11 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
O Comitê Organizador do 2º CBCS reserva-se no direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas nas normas expressas neste edital.
TUTORIAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS NO CBCS 2021 (BAIXE AQUI)